terça-feira, 14 de agosto de 2012

UM VINHO PARA QUEM GOSTA DE CHOCOLATE

Bom para falar de vinhos não é uma tarefa muito fácil de se fazer, eu ainda não provei dos vinhos que mencionei, mas pretendo com certeza.

Quando você fala em vinho logo lhe vêm a cabeça um prato que combine com o vinho, ou um petisco, ou um chocolate coisa que todos gostam, mas saibam que nem todos os vinhos combinam com o chocolate. Eu mesma não sabia disso então pesquisando uma reportagem na Uol de uma enóloga chamada Susana Jhun, que é enóloga e professora de tecnologia em gastronomia na Universidade de Anhembi-Morumbi, segundo ela a douçura atrapalha a harmonização do vinho, porque se empregna no paladar. São poucos os vinhos que conseguem chegar perto do gosto forte do chocolate, e a primeira regra para a harmonização são que os dois elementos tenham o mesmo peso.
Por isso a recomendação de especialistas é que se comece escolhendo um chocolate que tenha entre 50% a 70% de cacau, ou seja, um chocolate que tenha menos gordura e açúcar. Depois, o vinho tem de reunir as seguintes qualidades: ser encorpado, ser tinto, de sobremesa, com açúcar residual elevado, aromático (aroma forte), e complexo (com vários grupos aromáticos, como frutas, madeiras, flores e etc). Lembrando que sempre é bom ter ajuda de profissionais especializados no assunto em lojas de vinhos, para quem não entende muito sobre vinhos.
Aqui vai uma dica de harmonização da enóloga que sempre dá certo, chocolate meio amargo com Baynlus, um vinho encorpado e fortificado, ou seja na produção se adiciona aguardente de uva. O objetivo desta adição é para interromper a fermentação.
Outra combinação é o vinho português O Porto, por exemplo o vinho do Porto Tawny de dez anos, pois é mais envelhecido que os outros Portos, uma ótima combinação. Uma outra combinação curiosa são os vinhos produzidos no Canadá e na Alemanha, das uvas colhidas no tarde, pois são produzidos em temperaturas muito baixas, com as uvas congeladas. Temos outras sugestões como o clássico italiano Vin Santo del Chianti, ou ainda o espanhol Xerez Pedro Ximénes.
Então uma ótima combinação a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário