quarta-feira, 15 de agosto de 2012

UM VINHO CHAMADO BANYULS

Curioso o nome deste vinho, não? Pois eu fiquei curiosa em saber como ele é, como havia mencionado anteriormente que harmoniza muito bem com o chocolate, resolvi descobrir que vinho é este.

Trata-se de um vinho francês, vinificados por prensagem directa ou por maceração, os Banyuls estagiam em garrafas, tonéis, barricas, meia barrica, ou garrafões de vidro.
Evoluem ao fio do tempo para revelar toda a sua paleta de cores e aromas muito variados, nos tipo doce, meio doce e seco. Alguns possuem o famoso gosto madeirizado tipificado (rancio), esses aromas particulares que apenas são obtidos depois de um longo e paciente envelhecimento em meio a oxidativo.

Diferentes produtos são originados

BANYULS BLANC - De cor amarelo palha e bilhante, com notas florais misturadas com citricos e frutas brancas. Tradicionalmente os melhores vinhos base estagiam e dão origem Banyuls dourados, também chamados de Banyuls Ambarinos.

BANYULS TRADICIONAIS - Os mais comuns, símbolos de grande tradição. São vinhos acastanhados que estagiam em meio oxidativo durante longos anos.

BANYULS RIMAGE - Elaborados unicamente, em grandes anos de colheita: vinhos de longa maceração de extracção com mutação de mosto.
Para preservar o seu frutado, a sua frescura e a sua potência são engarrafados rapidamente (6 a 12 meses após a colheita).

BANYULS RIMAGE/ MISE TARDIVE - Elaborados segundo o mesmo princípio que os anteriores, estagiam de um a três anos em tonéis ou barricas atestados, afim de arredondar os taninos e afinar os aromas que adquirem uma complexidade fabulosa.

AOC BANYULS GRAND CRU - As condições de produção são mais restritas, os vinhos distinguem-se por uma forte proporção obrigatória de Grenache Noir (75%) e pela duração do estágio (minímo de 30 meses em casco).
São vinhos provinientes dos melhores vinhos base, com uma concetração importante ao fim de uma maceração longa após mutação de mosto. Um envelhecimento em tonéis ou cascos de carvalho vai afinar a sua complexidade e extrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário