sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ONDE TUDO COMEÇA

O vinho possui uma longa história que remota aproximadamente que possui cerca de 6000 AC, pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã. Cre-se que seu aparecimento na Europa ocorreu aproximadamente 6500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia e era muito comum na Grécia e na Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante nos tempos antigos e nas várias religiões. O deus grego Dionísio e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.
O marco do vinho para sua difusão na cultura ocidental é quando Jesus Cristo diz que o vinho representaria seu sangue sacrificial na noite da celebração da Páscoa, última vez que esteve com os discípulos.
Quando a cristandade expande-se no interior do Império Romano tem o vinho como elemento constituinte de um dos seus sacramentos, a Eucaristia, durante o qual é revivido o sacrifício de Jesus Cristo.
E foi justamente esta importância dada ao vinho um fator responsável por sua melhoria e expansão. Caído o Império Romano e iniciada a Idade Média, a Igreja conseguiu preservar a cultura da vinha ameaçadapelas invasões bárbaras de então. São os monges que vão distinguir as melhores cepas de uva para se obter o melhor vinho, criaram técnicas de podas e cercavam os melhores vinhedos. Com o estabelecimento da paz, os mosteiros e as catedrais viam-se cercados de vinhedos e o comércio voltou a se aquecer. Surgiram as rotas dos vinhos, linhas de comércio para Londres ou Hansa. Para o homem medieval o vinho era importante também como alimento, remédio contra o frio e anti-séptico da medicina da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário